Voando como águia

17/05/2011 13:14

 

 

 

“... mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” (Isaías 40.31)


Que promessa maravilhosa, que realidade fantástica! Não há cristão que não ame este texto, pois ele nos fala de uma renovação tremenda e profunda que o Senhor, através de Seu Espírito Santo, quer fazer em cada um de nós.Interessante que o próprio SENHOR, nosso Deus, compara-se a uma águia: “Como a águia desperta a sua ninhada e voeja sobre seus filhotes, estende as asas e, tomando-os, os leva sobre elas, assim só o SENHOR os guiou” (Deuteronômio 32.11,12).Que conforto, que alegria saber que cada dia o Senhor está conduzindo Seu povo acima das tempestades desta vida, e que nós encontramos um refúgio seguro no “esconderijo do Altíssimo”, como diz o Salmo 91.As águias fazem seus ninhos nos mais altos penhascos ou nas mais altas árvores. “O pardal encontrou casa, a andorinha ninho para si onde acolha seus filhotes, eu, os teus altares, Senhor meu e Deus meu” (Salmo 84.3). Este ninho representa o aconchego e amparo que todos temos nos braços do Pai. Ali ele nos fala e nos prepara para enfrentarmos com fé e coragem as intempéries desta vida. Representa também a família cristã unida, onde o pai cumpre sua função de protetor do lar, a mãe suas funções de cuidadora terna e carinhosa alimentando bem seus filhos para crescerem saudavelmente.As águias representam ainda os discípulos que sabem que já foram transportados aos lugares celestiais e dali podem observar tudo com ampla e aguçada visão.
Dizem que as águias podem enxergar um coelhinho a um quilômetro e meio de distância. Na caminhada cristã é fundamental cuidarmos bem de nossos olhos, pois “eles são a lâmpada do corpo”, no dizer de Jesus. Esta visão tem que ser cada vez mais ampliada, dilatada, pois “quando não há visão o povo não tem freio” (Provérbios 29.18, segundo a Bíblia de Jerusalém). Somos um povo que está tendo sua visão restaurada. Não vamos apenas espiar por um buraquinho da cerca, mas vamos subir à grande varanda para sempre enxergar todo o propósito de Deus.

 

Pr Jefferson Silvestre